Select Page

O Ocupa Cultural no Parque Jardim América, no dia 18/04 foi lindo! Teve exposição de carros antigos, troca de mudas, venda de livros e roupas usadas, varal cultural, grafite, oficina de stencil e mapeamento coletivo, encontro de blocos de carnaval de BH, e outros!

Parque Jardim América! QUE LUTA É ESSA?

Em 2011, os moradores do bairro Jardim América tomaram conhecimento da possibilidade da perda da mata de 21.528 m² localizada próxima ao número 600 da Av. Barão Homem de Melo, e que serve de refúgio à fauna e flora da região.
A ameaça foi anunciada pelo Diário Oficial do Município: nele, estava publicado o processo de pedido de licenciamento para o desmatamento da área – a qual, por se tratar de um espólio, não pode ser vendida sem o devido tramite legal, documentação necessária e aval de todos os herdeiros.
Ignorando esses requisitos e visando favorecer um projeto da Construtora MASB para a implantação de um empreendimento mobiliário, tentou-se passar o local de forma indevida, como contrato de comodato. A ilegalidade dessa medida, somada ao risco da perda irreversível da área verde, fez com que os moradores vizinhos à chácara se organizassem para impedir o seu desmatamento e o prosseguimento de um projeto que pretende substituir a vegetação nativa expressiva do local por 2 torres com 23 pavimentos, 276 apartamentos, pilotis e 3 níveis de garagem com 752 vagas, além de 23 lojas e 48 salas.
A Região Oeste possui o menor índice de área verde por habitante de Belo Horizonte. Devastar a mata em questão seria acabar com o último espaço da regional onde estão abrigadas árvores centenárias de grande porte e espécies animais comprovadamente raras. Também seria apagar parte da história do bairro e do patrimônio cultural da cidade, uma vez que a área constitui o que restou da Fazenda Goiabeiras, que deu origem ao Jardim América.
Para além disso, a construção do empreendimento proposto também representaria uma redução na qualidade do ar e o aumento do lixo e do fluxo de veículos na região – que já possui um trânsito bastante caótico.
O Parque Jardim America faz parte da RedeVerde !

Leia mais em: http://docdro.id/xotr

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com