Select Page

Captura de Tela 2015-09-12 às 13.14.42

Os investigadores Janaina Marx e Hernan Espinoza participarão como palestrantes  em 3 de setembro (quinta-feita) do evento“Taller MET (Mariscal Sucre|Elliniko|Tempelhof)” en la Flacso – Ecuador. O evento, organizado pelo acadêmico e investigador da Universidade de Atenas Nicholas Anastasopoulos*, debaterá os bienes comunes metropolitanos, enfatizando o caso do antigo aeroporto de Quito.

*O PhD Nicholas Anastasopoulos é arquitecto, academico e investigador. Em 2014 foi investigador Prometeo pelo IAEN,Quito/Ecuador.

Descrição do evento

Mariscal Sucre|Quito – Elliniko|Atena – Tempelhof|Berlin

Todos os aeroportos compartilham algumas infra-estruturas comuns, como pistas, torres de controle e hangares. É uma especie de linguagem comum desenvolvida ao longo do tempo, que atende as funções normais de um aeroporto. Ex Aeroportos são dotados deste patrimonio e desafio, um convite para examinar este tipo de infra-estrutura social, técnica, operacional e legal. Desta maneira, este workshop entende os antigos aeroportos como portos de idéias, centros de inovação social e produção de visões de novos centros para as cidades do futuro, que poderiam ser projetados por seus proprios cidadãos.

 

|ex –aero|  Portos para as personas e para as ideias!

O worshop entre as tres nacionalidades Equador , Grécia e Alemanha se inspira na riqueza da produção P2P, incluindo indivíduos, coletivos, movimentos sociais e instituições com o objetivo de transferir essa experiência a um espaço físico. O worshop debaterá o tema no ambito do conceito dos “bens comuns metropolitanos”, proporcionando a oportunidade de explorar o conceito de governança e gestão participativa. Diante dessa cooperação estabelecida entre essas três cidades, a hipótese de trabalho é a produção cooperativa, o planejamento participativo, novas formas de governança e a regeneração dos comuns metropolitanas …

 

Realização: Flacso – Ecuador (Nicholas Anastasopoulos)

Data: 03/09/2015 (quinta-feira)

9:00-9:30 Introdução: conceito do workshop, Nicholas Anastasopoulos, NTUA

9:30-10:00 Intervenções sobre as experiencias dos comuns urbanos em Brasil, Hernan Espinoza (UIDE, PUCE e investigadora do grupo Indisciplinar – UFMG/Brasil) y Janaina Marx (UIDE, PUCE e investigadora do grupo Indisciplinar – UFMG/Brasil)

10:00-10:30 Intervenções de representantes da equipe de Atenas e Berlin por skype:  Antonios Broumas, advogado de tecnología (Atenas) e Oliver Lerone Schultz, filosofo e historiador da ciencia, Transmediale (Berlim)

11:00-13:00 Debate – facilitación Marco Cordova, FLACSO

Local: Quito, Equador.

 

https://www.flacso.edu.ec/portal/contenido/eventos/taller-met-brexaeropuertos-como-bienes-comunes-metropolitanos.1444