infográfico/poster/cartilha

A “Coleção Posters/Cartilhas Indisciplinares” é resultado de ações contendo as copesquisas (ensino-pesquisa-extensão) realizadas pelo Indisciplinar nos anos de 2013 e 2014, tanto em disciplinas de graduação e pós graduação, quanto em projetos envolvendo participação de trabalhos diversos junto a movimentos sociais como Fica Vila, Fica Ficus, Real da Rua, dentre outros. Tratam de ações acadêmicas e ativistas, descrevendo os processos, e também trazem uma série de informações para quem quer, por exemplo, atuar nos processos destituintes dos poderes locais e também nos processos constituintes de novas formas de ativismo, que envolvam as redes, as ruas, as ações no Ministério Público, Audiências Públicas, artigos científicos, levantamento de dados, infográficos, aulões públicos, festas e ocupações.

Neste ano foram produzidos 8 poster-cartilhas (infográficos resumo no formato A1 frente e verso contendo mapas, diagramas e dados territoriais, sociais, culturais e políticos). Os mapas desenvolvidos são fruto das relações criadas com a rede urbana dos movimentos sociais associadas às linhas de pesquisa do grupo, e também das oficinas em eventos promovidos pelo INDISCIPLINAR, e das aulas abertas à todos os cursos da universidade (uni009). Essas cartografias são voltadas para ações sociais e experiências de representação cartográfica como instrumento de luta.

Dando continuidade a algumas ações do Indisciplinar, os alunos bolsistas trabalharam com pesquisadores do projeto e movimentos sociais da cidade dando origem a 3 poster-cartilha sobre: a Operação Urbana Consorciada, Natureza Urbana (em associação com o movimento Fica-Ficus) e a Vila-Dias (trabalhando junto com a associação de moradores da vila e o movimento Fica-Vila durante o desenvolvimento do PGE).

No início de 2014, o grupo Indisciplinar fez parte do Verão de Arte Contemporânea através do evento Cartografias Biopotêntes o qual englobava uma série de palestras e quatro oficinas dadas de forma colaborativa por pesquisadores do grupo e convidados de coletivos internacionais (Gabriel Zea, Pablo de Soto e Ana Ortega- Arquitectura Expandida), e teve participação ampla de pessoas de dentro e fora da universidade. Um dos workshops foi o Mapeando o Comum, com o Pablo de Soto, que teve um processo de mapeamento o qual se estendeu além do workshop na medida em que os grupos participantes foram convidados a assistir a disciplina uni009_Cartografias Emergentes, junto com os bolsistas e outros alunos da universidade. Na disciplina os mapeamentos foram aprofundados e gerando um mapeamento online georeferênciado e mais 5 poster-cartilhas . Os temas abordados foram: Cicloativismo; Resíduos na RMBH; Carnaval de Rua em BH; População de Rua; e a Vila-dias sob o olhar das suas crianças.

Abaixo o link para download dos Poster Cartilhas:

o corredor cultural já existe
corredorFcorredorT

carnaval de rua de belo horizonte

carnavalFhttps://drive.google.com/file/d/0B_zhstX_h6-ONi1uYnpPcm9hWVE/edit?usp=sharing

resíduos RMBH

residuosFresiduosT

 

fica vila

ficavilaFficavila

 

pop de rua

popFpopT

natureza urbana

naturezaFnaturezaT

 

ciclo-ativismo

cicloFcicloT

 

vila dias

vilaF vilaT

BANNER INDLAB.indd 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com