Select Page

As extensões da Faculdade conjuntamente com o CAAP realizou nos dias 05, 06 e 08 de Outubro a Semana de Extensão ocorrida no Território Livre da Faculdade de Direito da UFMG. O evento foi proposto como um espaço para discussões sobre o papel da extensão na formação acadêmica, suas possibilidades e limitações, troca de experiências entre projetos e encerramento com apresentação cultural, contando com 2 atividades por dia, uma às 11:10 e a outra às 17:30.
A abertura da Semana foi encabeçada pelo debate Extensão Universitária, Importância e Desafios, realizado na segunda-feira às 11h, que teve como tema a “discussão inicial do significado da extensão, suas conexões com o real, e as potências de construção social geradas a partir do conhecimento adquirido nos projetos”. A mesa de discussões contou com a participação da Professora Miracy Gustin (criadora e idealizadora dos projetos Cidade e Alteridade e Pólos de Cidadania); Isabella Gonçalves Miranda (Dirigente das Brigadas Populares e ex membro do Pólos de Cidadania), Pessali, ex-graduando da Faculdade, extensionista, e atualmente inicia um escritório de advocacia em direitos humanos, e Natacha Rena, coordenadora do Indisciplinar.

 

Programação


Segunda (05/10) – 03 eventos

11:10 – Debate: A Extensão Universitária, Importância e Desafios
Tema: Discussão inicial do significado da extensão, suas conexões com o real, e as potências de construção social geradas a partir do conhecimento adquirido nos projetos.
Convidados: Professora Miracy Gustin (criadora e idealizadora dos projetos Cidade e Alteridade e Pólos de Cidadania); Isabella Gonçalves Miranda (Dirigente das Brigadas Populares e ex membro do Pólos de Cidadania), Pessali, ex graduando da Faculdade, extensionista, e atualmente inicia um escritório de advocacia em direitos humanos e Natacha Rena (coordenadora do Indisciplinar).
-14:30 – Café das Extensões
Tema: Café comum no Território Livre para discussão de problemas práticos dos projetos, como fundos, relações com a PROExt, ProGrad, etc. Discutir os problemas em conjunto, e ao final criar um calendário de atividades no Território Livre.
Convidados: Cristof (PROExt), Contabilidade, setor de compras e Valle Ferreira.
-17:30 -Apresentação das extensões
Apresentação de Projetos de Extensão que funcionam na FDCE e em outras unidades da UFMG e recebem alunos do Direito.

Terça (06/10) – 02 eventos

-11:10 – A extensão e ensino socialmente referenciado
Tema: Roda de conversa com debate inicial por parte dos convidados. Objetivo: Projetos discutindo a importância da extensão para o aprimoramento do Ensino dentro das faculdades, e como fonte do Direito. Assim como abordar como o distanciamento dos dois é um problema para concretizar um ensino emancipatório e socialmente referenciado. Avaliação das disciplinas que agregam ensino à extensão.
Convidados: Professora Margarete Leta (Escola de Arquitetura, Projeto do Cafezal), Cláudia Mayorga (Pro-reitora de Extensão), Inovar, chefes do DIN e do DIP e professora Yaska como mediadora do debate.
-17:30 – Extensão de fora para dentro – O Direito dos movimentos sociais
Tema: Dinâmica organizada pelo Coletivo Margarida Alves com o tema da construção do Direito que nasce fora dos muros da faculdade.
Convidados: Associação de moradores da Pedreira Prado Lopes (AJUP), Associação LGBT de MG (Diverso), Coletivo Margarida Alves, Ocupações da Grande BH, Fórum das Juventudes.

Quinta (08/10) – 02 eventos

-11:10 – Extensões e o Território Livre: responsabilidades do comum
Tema: Debate coordenado pelo Fórum das Juventudes da Grande BH e do Projeto Indisciplinar: exposição inicial de metodologias, abertura para discussão em conjunto da pauta e encaminhamento das oficinas ao final. Focando na importância da presença e ação conjunta das Extensões no seio de movimentação da Faculdade.
Convidados: Fórum das Juventudes da Grande BH e do Projeto Indisciplinar
– 17:30- Apresentação e barraquinha da REAL DA RUA ou Apresentação do Projeto PROIBIDÃO da Escola de Música