Select Page

IndCINE

Tio Bernard

ind_cine convida para a sessão de cinema comentado: “Tio Bernard. Uma anti-lição de economia.”
Pesquisadores-comentadores: Gilberto Libânio (FACE) e Natacha Rena (EAD)

Data: 05/04/2017
Horário: 19:00
Local: Auditório da Escola de Arquitetura e Design da UFMG

Sobre o ind_cine:
O grupo de pesquisa Indisciplinar lança o ind_cine, que terá apresentações de filmes que envolvem o neoliberalismo como razão do mundo. A ideia é projetar filmes e comenta-los com pesquisadores convidados toda primeira quarta-feira do mês.
A ideia é que os filmes estejam ligados aos projetos extensionistas do Programa IndLab. Nesta primeira edição, o filme apresentado está vinculado à Frente de Ação Financeirização, que por sua vez faz parte dos projetos extensionista BH S/A e Urbanismo Biopolítico.

Sobre o filme:
Oncle Bernard, ou Tio Bernard, é um filme-documentário lançado em outubro de 2015 (Áustria) contendo uma entrevista com Bernard Maris, ex-sócio do jornal Charlie Hebdo, Paris.
Esta entrevista com o economista foi gravada em março de 2000 antecipando muitos fatos envolvendo o avanço do neoliberalismo no mundo.
A direção é de Richard Brouillette.
Bernard foi morto em janeiro de 2015 num ataque à redação.

 

 

A Grande Aposta

Vamos falar sobre golpes do capital financeiro transnacional?

O grupo de pesquisa Indisciplinar convida para o ind_cine #02 com o filme A GRANDE APOSTA que será comentado por Eulália Alvarenga. Neste momento de golpe de Estado, jurídico e midiático comandado pelo capital financeiro transnacional, a pauta trazida pelo filme é fundamental.

Data: dia 10/05/2017
Local: Auditório da Escola de Arquitetura e Design

“The Big Short (no Brasil, A Grande Aposta e em Portugal, A Queda de Wall Street) é um filme estadunidense de comédia dramática biográfica de 2015, dirigido e escrito por Adam McKay, baseado no livro homônimo de Michael Lewis.[3] A obra conta a crise financeira de 2007-2008 e é estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt.[4][5] O filme ganhou um oscar por Melhor Roteiro Adaptado.” (Wikipédia).

“Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.” (IMDb 7,8)