2014/1 UNI 009

2014-1 UNI 009 – Cartografias Emergentes

 

1

UNI 009 é uma disciplina de graduação do PROUNI, ofertada semestralmente na escola de Arquitetura da UFMG, mas aberta a todos os cursos de graduação da universidade, o que lhe confere um caráter essencialmente transdiciplinar. Sempre abordando discussões e ações voltadas às questões da cidade, a partir dos conceitos explorados pelo grupo de pesquisa INDISCIPLINAR, a disciplina se reconfigura a cada edição por meio de temas e atividades diferentes.

No primeiro semestre de 2014, a UNI 009 – Cartografias Emergentes teve o seu início vinculado aos workshops do evento Cartografias Biopotentes, do VAC (Verão de Arte Contemporânea) 2014. O evento se dividiu em quatro workshops: Mapeando o Comum em Belo Horizonte, Fazer_Trabalhar, Entre Muros e Cartografias Afetivas Vila Dias. Tendo como prerrogativa o desenvolvimento de práticas cartográficas e exploração da dimensão do comum, cada oficina trabalhou a partir de métodos e ferramentas diversos, em diferentes contextos da cidade.

Ao fim dos workshops, se iniciou a segunda parte da disciplina, com aulas semanais na Escola de Arquitetura. Em primeiro lugar, a partir da experiência do Cartografias Biopotentes, os alunos decidiram se gostariam de dar continuidade aos temas/contextos que exploraram nas oficinas, ou se preferiam abordar outras questões dali em diante. Formaram-se cinco grupos organizados a partir dos assuntos/locais a cartografar: cicloativismo, população em situação de rua, resíduos, carnaval de rua e Vila Dias.

A primeira etapa de trabalho consistiu na elaboração de uma cartografia digital online, usando a plataforma Mapas de Vistas, a mesma utilizada no projeto Mapeando o Comum, do arquiteto e pesquisador espanhol Pablo de Soto.

Para auxiliar a visualização do mapa, criou-se de uma base comum para os ícones, a partir de qual cada grupo, identificado por uma cor diferente, produziu sua própria iconografia de acordo com as especificidades de cada tema.

2

Legenda com ícones criados pelos grupos para o Mapa de Vistas

Para a realização da cartografia, muitos grupos promoveram ou participaram de encontros ou reuniões com comunidades ou movimentos sociais, como a equipe do Vila Dias que promoveu atividades com as crianças da Vila ou a equipe da população de rua que freqüentou as reuniões do coletivo Real da Rua. Textos, imagens, vídeos e gravações de áudio foram produzidos ou coletados para alimentar as postagens no mapa

3

Apresentação dos mapeamentos digitais feitos pelos grupos na disciplina UNI_009

Com os mapeamentos já avançados, os grupos se reuniram para discutir as parâmetros transversais que perpassariam os diversos temas, gerando outras possibilidades de filtragens que agrupassem postagens de grupos diferentes. Dessa forma, criaram-se categorias e sub-categorias vinculando as postagens a questões sócio-espaciais, temporais, funcionais, etc. O resultado do mapeamento pode ser acessado em: www. http://cartografias.indisciplinar.com

4

Mapa de Vista produzido na disciplina UNI_009. Em: http://cartografias.indisciplinar.com

Para a segunda etapa da disciplina, cada grupo ficou responsável pela produção de uma cartilha informativa voltada ao seu tema específico. A cartilha deveria conter informações sobre direitos e deveres dos cidadãos com relação aos assuntos pesquisados, contatos pertinentes (movimentos sociais, instituições públicas e privadas, ONGs…) e instruções sobre formas de se mobilizar e organizar ações: como fazer denúncias, como formular projetos de leis e encaminhá-los ao poder público, como se candidatar a leis de incentivo, organizar eventos temporários, etc.

5

Apresentação final das cartilhas desenvolvidas na disciplina UNI_009

As versões finais das cartilhas já com as correções posteriores à entrega podem ser acessadas aqui, junto a outras cartilhas e posters desenvolvidos pelo INDISCIPLINAR.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com