chamada

Chamada Revista Indisciplinar n. 4 e 5 (2017)

 

O Grupo de Pesquisa Indisciplinar (EA UFMG/CNPQ) abre chamada para resenhas, artigos, traduções, relatos, experimentações, produções artísticas, ensaios, etc. para os números 4 e 5 da edição digital da Revista Indisciplinar (ISSN 2525-3263).

 

CHAMADA NÚMERO 4:

A temática da revista Indisciplinar de número 4 é o Artivismo (Arte + Ativismo) e suas adjacências. Receberemos resenhas, artigos, traduções, relatos, ensaios, comentários e produções artísticas cujo tema faça referência aos tempos de exceção, tempos de ameaça à livre expressão, tempos em que a democracia plena nos parece mais distante. Receberemos também trabalhos que falem do papel das artes nas transformações e lutas urbanas, narrativas das lutas, nas práticas de comunicação e comunicação estética nos processos constituintes, inclusive no âmbito do design, do carnaval de rua, das ocupações. A Indisciplinar de número 4 estará aberta para reflexões sobre a arte nos movimentos de base (assentamentos diversos, lutas territoriais, etc.). Receberemos também reflexões sobre as relações das artes com minorias, povos quilombolas, comunidades indígenas, comunidades LGBT, o movimento feminista, entre outros. Aguardamos ainda trabalhos que abordem a questão do artivismo digital, arte e cultura hacker, arte e ciber-vigilância. Por fim, serão bem-vindas contribuições que pensem a arte e a educação, arte em periferias, processos de inclusão, de reconhecimento e de valorização das potências presentes em comunidades socialmente vulneráveis por meio de proposições e intervenções estéticas e linguísticas.

As propostas para a Indisciplinar n. 4 serão recebidas pela comissão editorial até 5/6/2017, e podem ser enviadas para revistaindisciplinar@gmail.com.

 

CHAMADA NÚMERO 5:

Para a revista Indisciplinar de número 5, receberemos resenhas, artigos, traduções, relatos, ensaios, comentários e produções artísticas que abordem a financeirização da vida, o avanço do neoliberalismo e do financeirismo global, suas formas de expansão, as articulações com a política local, seu ideal de penetração total da vida cotidiana, e, não menos, as resistências a ele pelo globo. Serão bem-vindas contribuições que abordem as PPPs e as cidades, as formas de extração de lucro, privatização e reestruturação no território urbano, o aprofundamento dos processos de gentrificação e a intensificação das redes e dispositivos tecnológicos de vigilância e controle. Receberemos também reflexões sobre a financeirização dos golpes pela América Latina e pelo globo ontem e hoje, e a criação de valor e moral neoliberal pela cultura do espetáculo, seus agentes e propaladores. Por fim, serão bem-vindos trabalhos que reflitam sobre o incremento da experiência comercial e propagandística nas redes informacionais, a limitação da privacidade, a financeirização da vida cotidiana virtual.

As propostas para a Indisciplinar n. 5 serão recebidas pela comissão editorial até 7/8/2017, e podem ser enviadas para revistaindisciplinar@gmail.com.

++++++

Para instruções aos autores e mais informações, favor visitar: http://blog.indisciplinar.com/sobre-a-revista/.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com