Select Page

Cartografias emergentes da cultura em BH

Captura de Tela 2014-12-03 às 22.35.50

O projeto Cartografias Emergentes: a distribuição territorial da produção cultural em Belo Horizonte, desenvolvido pelo grupo INDISCIPLINAR (Escola de Arquitetura e Design da UFMG) e financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), MinC (Ministério da Cultura), e SEC (Secretaria de Economia Criativa) inclui, além de um processo intenso de pesquisas envolvendo cultura em suas diversas possibilidades, trabalhos desenvolvidos junto aos alunos da disciplina UNI 009 Cartografias Emergentes II, na Escola de Arquitetura, durante o segundo semestre de 2014. É uma pesquisa com sede na Escola de Arquitetura e Design da UFMG que tem como objetivo cartografar equipamentos e eventos culturais no território de Belo Horizonte, criando um mapeamento abrangente que contemple um leque amplo de iniciativas e que inclua, para além dos equipamentos oficiais, práticas auto-organizadas, efêmeras ou de escala local. Tomando a cartografia como processo de criação coletiva que incorpora os atores cartografados em sua produção, propõe-se não apenas ter um panorama diversificado da cena cultural Belo Horizontina, mas também dar visibilidade a manifestações culturais que busquem conquistar oportunidades mais justas de captação de recursos e de apoio voltados ao incentivo à cultura.

Todos podem consultar nosso mapa colaborativo online e contribuir com mais informações no link http://culturabh.crowdmap.com/, que também pode ser acessado pelo aplicativo ushahidi para Iphone ou Android. Relatos também podem ser enviados por email para o endereço cartografiasemergentes@gmail.com ou pelo twitter, usando as hashtags #mapaculturabh e #cartografiasemergentes. Na plataforma, você também pode se inscrever para receber alertas por email sobre as atividades que acontecem em algum lugar específico, ou ligadas a alguma categoria. Basta clicar em receber alertas, configurar as informações que deseja receber e fornecer o seu email.

Matérias associadas: http://www.otempo.com.br/diversão/magazine/mapa-colaborativo-da-cultura-1.975806

Coordenação: Professora Natacha Rena (EAD UFMG)

Pesquisadores: Ana Isabel de Sá, David Narvaez, Fernanda Quintão, Paula Bruzzi Berquó.

 

Alunos da disciplina UNI 009 (2º semestre 2014): David Narvaez Meireles, Danira Morais, Felipe Verçosa, João Paulo de Freitas Campos, Laira Ávila, Luiza Fonseca Magalhães, Mariana Barros, Pablo Rivera Maturana, Renato Brandão, Sarah de Matos, Thiago Rezende, Tiago Simoes Vieira Lopes.

Colaboradores: Professor Leonardo Castriota (EAD UFMG) – projeto ARCHES; Espaço Comum Luiz Estrela; Clarice Libânio – Favela é isso aí.

 

Alunos da disciplina UNI 009 (1º semestre 2015): Amanda Nunes, Brenda Gonçalves, Caio Nepomuceno, Clarissa Alexandrino, Cristiano Araújo, Daniela FAria, Denismar do Nascimento, Lineker Nunjes, Mariana Barros, Marília Pimenta, Nuno Neves, Octavio Pena, Taís Clark, Vinicius Franklin, Wallysson Loyola.

Colaboradores: Bruno Demétrio, Larissa Scarpelli, Silvia Andrade, Vivian Tofanelli, Clara Miranda.

 

 

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com